inicial.jpg
eneagrama.jpg
consultas.jpg
livros.jpg
curso.jpg

Tipo 1 - O Perfeccionista

Vício Emocional = Raiva / Perfeição

As pessoas que adotaram o Tipo 1 são centradas na ação, têm um senso prático exigente, que dá prioridade às tarefas a serem realizadas.

O vício emocional é a Raiva, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude esforçada e autoimagem virtuosa – Eu estou fazendo a minha parte. O nome Perfeccionista vem do alto nível de exigência, que as faz ser conhecidas como "cricris". "Se isso tem que ser feito, não interessa se você gosta ou não, tem que ser feito."

A principal consequência negativa desta forma de se organizar reside na dificuldade em reconhecer suas reais necessidades. Tal afastamento de si revela pessoas duras e intransigentes, apegadas à dicotomia do certo-errado, justo-injusto, adequado-inadequado, acreditando que o esforço as faz merecedor. "Se todos fossem como eu não teria de passar por isso".

Nas empresas, encontramos o Tipo 1 normalmente ligado a uma área em que seu esforço possa ser mensurado. Contabilidade, financeiro, organização e métodos são algumas das áreas comuns. Seu senso prático é muito útil nas situações em que os temas principais são a organização e a realização. Mas em sua compulsão, serão poucos aqueles que se adaptarão ao seu alto nível de exigência. Os detalhes tornam-se desproporcionais. "É obvio que isto não está bom; se você se esforçasse mais, entenderia que bom é inimigo de ótimo".

Para maior equilíbrio:

Quando os Tipos 1 reconhecem seu padrão de comportamento como sendo uma maneira de se organizar e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Raiva) e o contato consigo mesmos por meio da virtude da Serenidade. Esta ferramenta os auxilia a reconhecer o que querem a partir de si mesmos, não mais por meio do certo-errado, permitindo uma integração maior de seus sentimentos, pensamentos e ações.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now