Uma boa noite de sono

A necessidade de ter uma boa noite de sono vai além de cumprir uma das prioridades fisiológicas que nós seres humanos temos.

Uma dos grandes males atuais é o sono prejudicado. Muita gente não consegue dormir uma noite satisfatória. O correto seria dormir todas as noites satisfatoriamente, mas na rotina que estamos, do mundo moderno e da situação geral de nosso pais, encostar a cabeça no travesseiro, relaxar, e se entregar ao sono, está muito difícil atualmente.

Os prejuízos são enormes em nosso dia. O rendimento, humor, alimentação, reflexo e tudo mais fica prejudicado quando uma noite é perdida. Mas dormir a semana inteira insatisfatória tentando compensar no fim de semana, também não é a solução.



Nossas necessidades fisiológicas segundo o Psicologo Abraham Maslow está na base de prioridade de nossas necessidades gerais.

A teoria de Maslow diz que para que uma pessoa suba na escala de necessidade, é necessário suprir as que estão na parte inferior.

Assim para que possamos nos preocupar com segurança, precisamos que as necessidades fisiológicas estejam suprimidas. Para preocupar com as necessidades sociais, as fisiológicas e segurança devem estar supridas.

Caso você pule etapas ou não cumpra satisfatoriamente as inferiores, sua progressão corre risco.

Eu classifico as necessidade fisiológicas ou básica em três pontos principais.

- Processo de abastecimento - que é a necessidade de comer, beber para que o corpo retire dos alimentos o que necessita e descarta defecando ou urinando;

- Processo de descanso - que são os momentos de relaxamento, intervalos de descanso e o sono.

- Sexo - além de ser uma necessidade prazerosa é de extrema necessidade. A falta de sexo pode baixar a imunidade, aumenta as dores de cabeça, diminui a auto estima, aumenta o mal humor, os níveis de stress e ansiedade, prejudica a qualidade do sono, e a qualidade da pele e cabelo.


A falta de sono, ou noites mal dormidas, são prejudiciais ao funcionamento cerebral, a coordenação motora, equilíbrio, raciocínio, alterações de humor que deixam a qualidade do seu dia, pior que a noite mal dormida.


Mas dormir eu entendo que é um processo. Começa com o relaxamento emocional, passa a relaxar o corpo e entra em estado de descanso, seguindo ao sono profundo.

Ai é que está o problema. O primeiro nível, o relaxamento emocional. Seu corpo pode estar extremamente fadigado, mas se você não desliga de seus sentimentos, não consegue relaxar.

E o que mais afeta hoje em dia é a questão do emocional. Pior que isso é uma circulo vicioso, por que quanto mais você se preocupa, mais aumenta a ansiedade, ai perde o sono, e quando perde o sono, aumenta a ansiedade.


Para cuidar do primeiro item você deve começar antes de ir pra cama. Processos de relaxamento diários podem ajudar a diminuir o stress e a ansiedade, dando melhor condições de relaxamento.

Para isso é sempre indicado consultar um profissional. Coisa rara nesta nossa sociedade que acredita que Psicanalista é pra gente louca.


Além dos cuidados com sua saúde emocional, outros cuidados ajudam bem o sono, como não ingerir comidas pesadas a noite, não usar estimulantes como refrigerantes e café, não praticar exercícios a noite, manter o ambiente em silêncio, e um bom sexo antes.

Bebida dependendo da quantidade pode auxiliar, mas não é recomendada por que prejudica a hidratação obrigando a tomar água no meio da noite e logo depois banheiro.


Cuidado com o sono, por que o seu dia depende dele.




inicial.jpg
eneagrama.jpg
consultas.jpg
livros.jpg
curso.jpg
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now