Semana Auto estima - Faça planos



Esta dica vem para encerrar a semana e tem a importância de qualquer fechamento de qualquer coisa.

Já que sempre dizemos que o final é a parte mais importante de um filme, um peça, livro, palestra, qualquer coisa que esteja lhe passando uma mensagem ou contando uma estória.

O Filé da auto estima é isso. Fazer planos. Quando você está planejando a sua vida, em um ano, cinco anos, dez anos ou mesmo uma viagem, algo que está a frente, você está olhando para o futuro.

Uma das grandes armas para vencer a falta de auto estima, é parar de olhar para o passado.

Sempre digo aos meus pacientes que estão com a auto estima baixa ou mesmo sem nenhuma auto estima: Viva o presente. Localize o seu lugar na sociedade que você está inserida e participe. Olhe para o futuro. Tenha sempre em mente metas, desejos que você vai conduzir a sua vida para alcançar.


Quando a falta da auto estima se instala a pessoa fica remoendo um passado negativo, ressaltando pontos que deram errado, chegando a se negar a fazer qualquer coisa, pois o passado de frustrações projeta um futuro que não vale a pena.


Grande erro. É comum dar valor sempre as coisas negativas. Você durante o dia acordou, tomou seu café, deixou o filho na escola, foi trabalhar, voltou, cuidou da casa do filho, da casa, marido de si mesma e tudo mais que foi necessário. Foi um dia produtivo e cheio de realizações. Micro realizações que só tiveram importância pra você. Mas ao invés de valorizar cada uma como já falamos nos posts anteriores, vai pegar uma conversa ríspida que uma colega de trabalho colocou com maldade pura, e vai fazer o seguinte balanço. Estragou o dia.


Mas quem estragou o dia? Você ou a colega que falou uma maldade? Na verdade só vai estragar se você deixar. Se você der importância a este fato, ao invés de focar nos seus planos, que é dentro em breve uma promoção no seu trabalho. Como disse, você deve fazer vários planos, em todas as sua áreas.


Olhe para frente, veja o que é bom e útil pra você e caminhe. Parar para olhar as negatividades do dia a dia não te ajuda em nada nem contribui com sua vida.


Preserve a sua auto estima.


inicial.jpg
eneagrama.jpg
consultas.jpg
livros.jpg
curso.jpg
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now