O EGOÍSMO ESTÁ NO AR

É muito comum o sentimento de egoismo no ser humano. Ultimamente temos visto mostras deste péssimo sentimento que beira a psicopatia.



1 – Egoísmo

O Egoismo é o sentimento em que um individuo coloca seus interesses, vontades, conhecimentos, desejos, e qualquer necessidade que julgue acima de tudo e de todos.

Não é que ele entenda que precisa resolver as suas pendência primeiramente para poder ajudar aos outros. É que as necessidade dos outros não interessam.

É muito comum qualquer psicanalista dizer que você tem que se amar, se conhecer, conviver melhor consigo mesmo para poder viver em sociedade e assim amar alguém, ajudar aos outros. Cuidar de si primeiro para poder cuidar de alguém. Afinal, se você não está conseguindo se manter em pé, não pode dar apoio a alguém caindo.

Existem controversas quanto a origem do Egoísmo. Especialistas afirmam que ele é uma manifestação natural, pois já na primeira infância existem manifestações neste sentido de crianças.

A base deste sentimento vem do instinto de preservacionismo, que é natural ao Tipo 9 da teoria do Eneagrama, quando a chama pelo manter a sua condição é sobreposta à vontade dos outros.

Mas existe também quem defenda que pode ter origem na infância de acordo com a formação que recebe, como não aprender a dividir, ter todas as suas vontades feitas, e principalmente a ausência do Não em sua formação.

O que vejo em atendimentos é que a segunda definição é muito mais cabível, do que o simples instinto preservacionista.  O formação realmente tem uma influência muito mais marcante na formação do Egoísta, que ao longo da vida, passa de mimado e birrento para maldoso e ardiloso.

2 – O Egoísta

É fácil reconhecer uma pessoa egoísta, por que normalmente não esconde suas preferencias, suas vontades, e pela característica latente, sobrepõe suas vontades aos que os cercam.

Mas a tendência a sobrepor as suas vontades comumente ultrapassa os limites da ética e regras de convivência. Uma das atitudes mais comuns e condenáveis é a difamação de outras pessoas.

Para que ele se sobressaia, ou que suas ideias sobressaiam sobre outras, as vezes utilizam da difamação, normalmente por tras dos difamados, para que as pessoas que o cercam descreditem no que eles pensam.

Dá pra classificar como fofoca maldosa.

O egoísta não aceita nenhum tipo de critica ou discordância de suas opiniões o que faz com que ataque ao invés de dialogar.

Nós já tivemos exemplos nos meios políticos de pessoas que sem conseguir emplacar o seu argumento partem para meios esdrúxulos como cuspir, xingar, tentar agredir, e várias outras formas de memino birrento.

Esse comportamento demonstra que a sua formação não foi feita com base na realidade da vida, onde o não é o que você sempre tem. Pode tentar o sim, lutar pelo sim, mas o não existe e é 50% de possibilidade de acontecer.

O Egoísta também é uma pessoa medrosa. Normalmente não arrisca, ele precisa estar no controle, para que tudo direcione às suas vontades. Essa necessidade de controle costuma despertar sentimentos nada agradáveis para conseguir sucesso. Podendo usar de todas as arte manhas para conseguir o que quer. Se ele chegar ao ponto de conseguir manipular as pessoas ao seu redor, ele entra em êxtase.

3 – Tratamento

Como todo e qualquer transtorno é tratável com terapia, após o processo de investigação para detecção dos pontos que levaram a esta formação.

Na verdade é um tratamento muito simples, onde se detecta os pontos e reprogramamos ou fazemos o entendimento de que não é o centro do mundo.

O difícil mesmo é levar o egoísta ao divã. Fazer com que uma pessoa aceite que é egoísta e este transtorno está afetando as pessoas ao seu redor, é a pior parte do tratamento. Assim como um dependente químico não quer o tratamento, pois ele se sente muito bem quando está usando a sua droga, o egoísta se sente muito bem não sendo necessário sequer pensar nas necessidades dos outros.

Uma preocupação que ele não precisa e os outros devem ter em agradar a ele.

Pra que ele vai sair do centro do mundo?

Alguns chegam a este ponto de êxtase, de poder influenciar, controlar, em apenas uma fase da vida. Pode ser que seja o caso do Guru Olavo de Carvalho, que está agindo com todas as características de alguém extremamente egoísta, através de seus comentários e atos que derrubaram um ministro e agora ataca outro.

Mas quem vai falar para o atual Guru do governo que ele precisa de terapia?

inicial.jpg
eneagrama.jpg
consultas.jpg
livros.jpg
curso.jpg
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now